Rhapsody of Fire

Clique para VOLTAR - Folk Metal
Rhapsody of Fire é uma banda italiana de symphonic power metal criada em 1993, inicialmente chamava-seThundercross, em 1995 foi rebatizada com o nome Rhapsody e em 14 de Julho de 2006 mudou seu nome paraRhapsody of Fire devido a problemas de direitos autorais e marca registrada. Em 1997 o Rhapsody of Fire lançou seu álbum de estréia, The Legendary Tales, com o nome Rhapsody. Os co-fundadores da banda Luca Turilli e Alex Staropoli criaram um som épico para essa obra, incorporando elementos damúsica clássica, música barroca,heavy metal e narrações líricas. Tal estilo foi chamado "Hollywood metal" ou "metal trilha sonora", pela sua semelhança com trilhas sonoras. As influências clássicas incluem compositores como Vivaldi,Bach e Paganini (a música "The Wizard's Last Rhymes", do álbum Rain Of A Thousand Flames, inclusive, tem base naSinfonia do Novo Mundo, de Antonín Dvořák).

Nos anos seguintes Turilli e Staropoli reuniram-se a Fabio Lione no vocal, desenvolvendo um novo som com os álbunsLegendary Tales(1997), Symphony of Enchanted Lands (1998), Dawn of Victory (2000), Rain of a Thousand Flames (2001) e Power of the Dragonflame (2002). Escreveram peças como "Emerald Sword", baseada no folclore da Rússia e com elementos da música celta.
Turilli é o letrista da banda assim como guitarrista. Suas letras referem-se geralmente a elementos místicos de eras medievais, enfatizando a luta entre o bem e o mal.